Inverno ou Verão?? Entenda a lógica das estações na moda

24 de junho de 2016

O friozinho (ou friozão) chegou de mansinho nas últimas semanas, mas oficialmente, o Inverno só começou às 19:34 do último dia 20, segunda-feira.

Muito esperado por algumas pessoas, o inverno dura até o dia 22 de setembro, quando acontece o equinócio de primavera, o que significa que teremos bastante tempo para curtir essa estação que promete ser a mais fria dos últimos anos.

É senso comum, que as pessoas ficam mais bonitas e elegantes nessa época.

Você concorda?

Aqui na Luiza a gente acredita que independente da estação, sempre é tempo de se sentir bonita e desfilar elegância por aí! É muito mais uma questão de estar de bem com a gente, do que qualquer outra coisa, não é mesmo?

Voltando às estações do ano, uma questão que gera muitas dúvidas, confusão e dá um nó na cabeça da gente, é o calendário de moda atual.

Veja bem, o inverno ainda nem tinha chegado, mas a temporada de liquidações do inverno sim. E mais, o verão é lançado no início do inverno, e o inverno é lançado em janeiro, em pleno verão (isso aqui no Brasil, né?!)

Tá tudo bem por aí? Ou já confundiu tudo? 😉

Historicamente a indústria da moda dividiu o seu calendário em duas estações: Outono/Inverno e Primavera/Verão. E para dar conta da produção em grande escala, a apresentação das coleções/desfiles, tem que acontecer uma temporada antes, para dar tempo da indústria se organizar, comprar matéria-prima, produzir e distribuir.

Por isso aquela sensação estranha de que estamos sempre uma estação à frente, não é só uma sensação, mas sim, a realidade.

Além disso ainda existem as questões geográficas. As estações são distintas entre os hemisférios norte e sul, então, enquanto no Brasil é verão, na Europa é inverno. E isso implica em apresentações diferentes durante os fashion weeks lá e cá. O que deixa tudo um pouco mais confuso, né?

Para tentar ajudar, fizemos um esqueminha, que vai deixar tudo mais fácil de entender.

Como funciona o calendário Fashion Internacional?

Screen Shot 2016-06-24 at 4.38.21 PM

 

E no Brasil?

Screen Shot 2016-06-24 at 4.38.26 PM

 

 

E agora, será que clareou?? Conta pra gente aqui nos comentários, qualquer dúvida podemos falar mais sobre esse assunto.

No próximo post, algumas dicas de como aproveitar a temporada de liquidações para investir em produtos que duram além de uma estação!

Fica de olho 😉

Beijos

Deixe uma resposta